Segurança nacional: Exército Brasileiro recomendará que militares parem de usar o WhatsApp

A recomendação da instituição é de que militares troquem o aplicativo por um concorrente

PUBLICIDADE

Nos próximos dias o alto comando do Exército Brasileiro fará a recomendação a seus integrantes de que cessem a utilização do aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no mundo, o WhatsApp.

PUBLICIDADE

Segundo Guilherme Amado, colunista da Época, a recomendação será de que os militares busquem migrar para o concorrente de nome Signal, que, segundo o exército, possui menores falhas na segurança e menor vulnerabilidade que o WhatsApp, que deverá ser abandonado principalmente para assuntos a serem tratados entre oficiais de alto escalão.

O Signal, aplicativo recomendado pela instituição, é um mensageiro assim como o WhatsApp e ganhou fama ao ser utilizado pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden. Além de não existir qualquer anúncio dentro da plataforma, sua criptografia é considerada uma das mais complexas do mundo, tornando-o supostamente mais seguro.

Vulnerabilidades após atualização

Após mudanças nas regras de compartilhamento e privacidade do WhatsApp, uma brecha de segurança teria se tornado um dos assuntos mais comentados a respeito do aplicativo. Diversas informações de contas comerciais, como nome, telefone, operadora, IP e fotos estariam sendo compartilhadas sem o consentimento de seus donos. Tais falhas não se aplicariam a contas de uso pessoal. 

Vale frisar que, de acordo com empresa responsável pelo aplicativo, todas as mensagens trocadas via WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, o que faz com que nem mesmo a própria empresa tenha acesso direto ao conteúdo das mensagens dos usuários.

PUBLICIDADE