Mais de 80 entidades médicas e cientificas defendem o banimento do ‘kit covid’, drogas defendidas por Bolsonaro

Em um boletim, mais de oitenta instituições brasileiras defendem o banimento de medicamentos sem comprovação cientifica contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 23, 81 entidades médicas e cientificas do Brasil se juntaram para a divulgação de um documento alertando sobre a gravidade da situação da pandemia do coronavírus no país e ainda para defender o banimento da prescrição de medicamentos que integram o chamado “kit covid”, que contam com drogas sem eficácia cientifica comprovada contra a doença, entre elas, a ivermectina e a hidroxicloroquina. Vale lembrar que tais medicamentos continuam sendo defendido por alguns profissionais da saúde e ainda pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

PUBLICIDADE

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Estadão, o uso destes medicamente já resultou em cinco pacientes na fila de espera para um transplante de fígado em São Paulo, e ainda vem sendo apontado como a causa de três mortes causadas por hepatite de remédios.

 Ressaltando que as fake News acabam por desorientar os pacientes, o boletim do Comitê Extraordinário de Monitoramento do novo coronavírus, grupo que conta com a liderança da AMB (Associação Médica Brasileira) e ainda reúne várias sociedades cientificas e médicas de todo o Brasil, alerta a falta de insumos, estrutura e profissionais neste momento da Covid-19. Além disso, também é destacado que não existe nenhum tratamento precoce com comprovação cientifica contra a doença.

O boletim ressalva que, “infelizmente”, drogas como a cloroquina/hidroxicloroquina, nitazoxanida, ivermectina, azitromicina e ainda colchicina, não possuem eficácia comprovada no tratamento ou prevenção da doença. Desta forma, eles defendem que o uso destes medicamentos “deve ser banida”.

O documento conta com a assinatura de 54 sociedades cientificas e 27 associações médicas estaduais.

PUBLICIDADE