Triatleta morre de Covid-19 aos 40 anos e acende alerta importante; todo cuidado é pouco

Fábio tinha larga experiência em competições e não resistiu à doença causada pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

O triatlera Fábio Torrecillas, de 40 anos, morreu em decorrência da Covid-19. A morte de uma pessoa jovem – o grupo de risco para a doença começa aos 60 anos – e praticante de esportes acende um alerta importante sobre a doença causada pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Fábio morreu no sábado (20), depois de dias internado no Hospital Paraná, em Maringá, região norte do Paraná. Foram dez dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e 75% dos pulmões comprometidos. O triatleta foi diagnosticado com a Covid-19 no dia 2. Nove dias depois precisou ser entubado. Parceiro há 20 anos, Adilson contou que Fábio sentia muito cansaço.

A morte do triatleta de 40 anos mostra que o histórico de alteta, termo usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no ano passado, não é um diferencial tão grande em relação à doença. Especialistas têm feito alerta de que todos devem se cuidar da mesma forma.

Fábio, por exemplo, chegou a competir em provas de natação de 20 quilômetros em mar aberto e pedalou mais mil quilômetros em provas de ciclismo na Itália. Alguém com esse histórico poderia passar facilmente pela Covid-19, mas não foi o que aconteceu.

Por isso, o cenário ideal é que todos continuem se cuidando, usando máscara para sair de casa e lavando as mãos com água e sabão sempre que possível. O uso de álcool em gel também é importante aliado na luta contra o vírus que já vitimou quase 300 mil brasileiros desde março do ano passado.

PUBLICIDADE

Em todo o mundo, o número de óbitos ultrapassou a marca de 2,7 milhões. Os Estados Unidos lideram o ranking por países, com 542.605 mortes.