Primeira vereadora com síndrome de Down do Brasil toma posse

Luana Rolim é a primeira pessoa com síndrome de Down a assumir cargo no Brasil.

PUBLICIDADE

A primeira pessoa com síndrome de Down a assumir um cargo de vereador no Brasil se encontra na cidade de Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul. A fisioterapeuta Luana Rolim de Moura era a primeira suplente do vereador titular Nivaldo Langer. Nivaldo foi afastado do cargo por motivos de saúde e ela assumiu o cargo no último dia 15 de março.

PUBLICIDADE

A marca foi informada pela União dos Vereadores do Brasil, assim a fisioterapeuta foi a primeira pessoa com síndrome de Down a assumir o cargo público. Luana Rolim já participou de sua primeira sessão legislativa, se pronunciou sobre as suas pautas e ao final da reunião aproveitou o momento para discursas sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down que ocorreu no último domingo (21).

O vereador titular Nivaldo Langer declarou estar muito contente com a repercussão e a proporção que a notícia tomou em todo o Brasil. Nivaldo declarou que está feliz pelo sucesso de Luana e que as bandeiras que leva defende são de grande importância para a cidade e para todo o Brasil.

A fisioterapeuta afirmou que o interesse pela política e pela vida pública veio desde muito nova. Foi a primeira eleição em que Luana esteve presente, e a mulher obteve um total de 633 votos. Durante seu discurso, a agora vereadora declarou que sua principal pauta será a luta contra o preconceito e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. 

Vou mostrar trabalho, dedicação e muito esforço. Estou muito grata aos meus pais, meus eleitores e amigos. Para chegar até aqui, foi uma longa caminhada. Missão cumprida“, declarou a vereadora.

PUBLICIDADE