Ministério da Saúde libera 1,5 mil leitos de UTI para tratamento da Covid-19

O Ministério já havia liberado 1,6 mil leitos para São Paulo e agora atende o resto do país.

PUBLICIDADE

Nesta última sexta-feira (19) foi publicado no Diário Oficial da União a decisão do Ministério da Saúde em abrir mais 1,5 mil leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19. A decisão tomada pela pasta do governo possui caráter temporário e excepcional e irá atender ao todo 70 municípios em todo o país.

PUBLICIDADE

A verba liberada está autorizada para um total de 16 estados do país mais o Distrito Federal, ao todo são cerca de 71,9 milhões de reais que irão ser passados para a criação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vale ressaltar que os novos leitos que irão abrir serão destinados apenas a tratamento de adultos que estejam com a Covid-19 e em estado grave.

De acordo com os dados revelados pela fundação Oswaldo Cruz, 24 estados brasileiros e inclusive o Distrito Federal estavam nesta última semana com taxas de ocupação iguais ou superiores a 80% nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento da Covid-19. O Sistema Único de Saúde (SUS) de alguns entes federativos já não está mais conseguindo suportar a alta demanda de internações.

Além desses 1,5 mil leitos destinados a todo o país, o Ministério da Saúde já havia autorizado a abertura de 1,6 mil leitos somente para o estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou a autorização de abertura dos novos leitos de UTI através de sua conta no Twitter.

PUBLICIDADE

Para ter acesso aos leitos liberados, as Secretárias de Saúde estaduais e municipais deverão preencher um cadastro no Sistema de Apoio a Implantação de Políticas de Saúde (SAIPS). Após o cadastro o pedido será analisado e caso preenchidos os requisitos o dinheiro será repassado.