Governo endurece regras para o Auxílio Emergencial; nem todos irão receber

O novo Auxílio Emergencial não terá novo cadastro, somente os já beneficiados poderão receber.

PUBLICIDADE

Depois da aprovação da PEC Emergencial pelo Congresso Nacional e as assinaturas de Bolsonaro, o caminho para o pagamento do novo Auxílio Emergencial está aberta. Contudo, para receber as novas parcelas do benefício é necessário já ter recebido o auxílio no ano de 2020.

PUBLICIDADE

Nesta última quinta-feira (18) o governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União, em que incluiu a Medida Provisória 1039 que recria o Auxílio Emergencial para as populações mais carentes durante a pandemia da Covid-19. 

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a previsão para o início do pagamento do benefício é para o mês de abril. Apesar da previsão, o calendário com a data correta dos pagamentos ainda será divulgado pelo Ministério da Cidadania. A data para o início de recebimento para aqueles que já são inscritos no programa Bolsa Família está fixa em 16 de abril.

O novo Auxílio Emergencial traz consigo algumas regras. A partir de agora somente uma pessoa da família poderá ser beneficiada, antes podiam ser até duas. Em média o valor da parcela será de 250 reais, sendo mulher chefe de família o valor aumentará para 375 reais e por fim se o beneficiado participar de família unipessoal (mora sozinho) receberá o valor de 150 reais.

Como já mencionado o novo Auxílio Emergencial somente será ofertado a um membro do núcleo familiar. Além disso, há outras novas regras importantes. Caso o beneficiado não tenha realizado movimentações nos valores pagos em 2020 ele não estará apto a receber. No momento da avaliação se o auxílio de 2020 estiver cancelado ou bloqueado o cidadão também não terá direito de receber as novas parcelas.

PUBLICIDADE

Com as novas regras serão beneficiados com o novo Auxílio Emergencial um total de 45,6 milhões de brasileiros.