Governo Bolsonaro enfrenta rejeição; alguns defendem o impeachment

Pesquisa realizada pelo Datafolha ouviu brasileiros e pediu a opinião sobre o governo Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (17), o Datafolha realizou uma pesquisa com a população brasileira e pediu a opinião da população sobre o governo Bolsonaro. Cerca de 56% dos brasileiros avaliaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como incapaz de conduzir o país. O índice sofreu aumento, pois na última pesquisa realizada em janeiro, a porcentagem estava em 50%.

PUBLICIDADE

O percentual de brasileiros que consideravam o presidente capaz de liderar o país sofreu uma redução de 4% de janeiro para março. Em janeiro 46% consideravam Bolsonaro apto a governar, já em março o índice caiu para 42%. No início da pandemia em 2020 o governo Bolsonaro era melhor avaliado. No mês de abril de 2020 cerca de 52% dos brasileiros declararam achar Bolsonaro capaz de liderar o país, por sua vez 42% o julgavam incapaz.

Os mais ricos, aqueles que ganham acima de 10 salários mínimos e aqueles que possuem curso superior são a maioria no grupo que julga o presidente de ser incapaz. Entre as regiões do Brasil, a região nordeste é a que mais julga a incapacidade de Bolsonaro.

Bolsonaro também alcançou o menor índice registrado no quesito combate a crise, chegando a um percentual total de 22%.

Ainda nesta quarta-feira (17), o Datafolha também realizou uma pesquisa e ouviu os brasileiros, se o Congresso Nacional deve ou não abrir um processo de impeachment ou ainda se o presidente Jair Bolsonaro deve renunciar ao cargo em meio a crise política e sanitária.

PUBLICIDADE

Um total de 50% das pessoas ouvidas afirmaram que o Congresso não deveria abrir um processo de impeachment ou Jair Bolsonaro renunciar, por sua vez, 46% da população ouvida afirmou que o presidente deveria sofrer com um processo de impeachment ou renunciar ao cargo.