Covid-19: Brasil vive colapso sanitário hospitalar com quase duas mortes por minuto

Corrida atrasada pelas vacinas resulta em novo recorde de óbitos nas últimas 24 horas no país.

PUBLICIDADE

De acordo com levantamento desenvolvido pela Fiocruz, o Brasil atravessa o “maior colapso sanitário e hospitalar” já registrado na história do país. O relatório aponta que o Distrito Federal e outros 24 estados estão com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com taxas de ocupações superiores a  80%.

PUBLICIDADE

O motivo para tantas internações é expresso também na taxa de óbitos que o Brasil atingiu nas últimas 24 horas: a maior taxa de óbitos também já registrada no país. Foram 2.798 mortes registradas. O número que elevou o Brasil a um novo pico de óbitos chama atenção pela velocidade da letalidade: quase duas mortes por Covid-19 ocorrem a cada dois minutos.

Dos 24 estados que têm leitos de UTI acima de 80%, cinco deles também registraram recordes de mortes: Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O número total de mortes registradas pela Covid-19 no país já chega a 282.400. Outro número também é assustador: desde o início da chegada da doença no Brasil já foram registrados 11,6 milhões de pessoas infectadas. 

O novo Ministro da Saúde – o quarto durante a pandemia – diz que foi chamado pelo Ministério da Saúde para continuar trabalhando a partir do que já foi realizado pelo general Pazuello. O cardiologista Marcelo Queiroga eximiu completamente sua autonomia quando disse numa das recentes entrevistas dadas: “A política é do Ministro Bolsonaro, não do Ministério da Saúde”, confessou.

Apesar de ainda não ter assumido oficialmente o cargo, o Senado Federal chancelou um convite para que o médico possa explicar o panorama e as ações que o governo espera traçar e executar contra a Covid-19.

PUBLICIDADE