Médico oferece consulta gratuita em troca de ração para ajudar animais abandonados e viraliza

Cerca de 250 animais abandonados são ajudados todos os meses pela boa ação do médico brasileiro.

PUBLICIDADE

Um médico do Espirito Santo acabou viralizando na internet nos últimos dias. Rafael Angelo Avance Baggiari, ginecologista e obstetra, decidiu há dois anos ajudar animais abandonados.

PUBLICIDADE

Antes disso, há dez anos, ele já oferecia atendimento gratuito para mulheres carentes que não tinham como pagar por uma consulta. Desde 2019, se uniu ao projeto SOS Patas Abandonadas, que ajuda seis abrigos de animais abandonados.

De uma a duas vezes por mês, o médico abre seu consultório para o atendimento comunitário. O preço da consulta é um pacote de ração para doar aos animais, mas a doação é um pedido para quem puder fazê-lo, e não uma condição para obter atendimento.

De acordo com Rafael Angelo, cada abrigo precisa de cerca de 150 quilos de ração todos os meses. Nem sempre ele consegue a quantidade necessária com doações, então ele mesmo completa o que falta de seu próprio bolso.

Para tornar a ação social ainda mais atrativa, ele convida outros médicos de diferentes especialidades para atenderem com ele nos dias de consulta gratuita, assim atrai mais pessoas e mais doações.

PUBLICIDADE

Como uma consulta médica na rede particular é muito mais cara do que ração para cães e gatos, muitas pessoas que possuem alguma condição, acabam aproveitando a oportunidade de receber atendimento médico e ajudar os bichinhos.

De acordo com uma das pacientes do doutor Rafael, não é só o atendimento médico que a ajudou muito, mas a forma humana como ele trata as pessoas, a tranquilizando a cada consulta sobre seu problema de saúde e a evolução de sua gravidez.

A cada dia de ação social, o projeto atende de 30 até 70 pessoas. Segundo Rafael, já teve ocasião de atender 100 pessoas em um dia. Graças a essa linda ação social, cerca de 250 animais sem lar podem ser alimentados todos os meses, além, é claro, da diferença que Rafael e seus amigos médicos fazem na vida de dezenas de pacientes que são atendidos todos os meses pelo projeto.