Covid-19 dá a possibilidade do trabalhador receber auxílio-doença

Pesquisa demonstra que a doença está cada vez mais afastando os brasileiros de seus trabalhos

PUBLICIDADE

A pandemia está trazendo grandes problemas para o país. Além de causar uma crise financeira, um aumento do desemprego e causar o colapso da saúde pública, a Covid-19 vem cada vez mais sendo um dos motivos de licenças concedidas a trabalhadores.

PUBLICIDADE

No ranking dos principais motivos de afastamento, a Covid-19 já aparece na terceira posição de motivos para afastamento profissional, se colocando atrás apenas de problemas crônicos, como dor nas costas e dor nos ombros. No total foram concedidos 37.045 auxílios-doença devido à Covid-19 no ano de 2020.

Além da doença causada pelo novo coronavírus, especialistas afirmam que o número de profissionais afastados por doenças relacionadas a saúde mental e ergonomia, também cresce cada vez mais. A pandemia instaura não somente a doença Covid-19, a pressão, o medo, a ansiedade e o fator de ficar isolados de pessoas, complica cada vez mais a saúde mental dos brasileiros.

Para se conseguir o auxílio-doença, não basta apenas ter contraído a Covid-19, é necessário que a mesma cause uma incapacidade ao profissional e que não permita ao trabalhador se manter em sua atividade. Para conseguir o auxílio-doença ou aposentadoria por incapacidade, é necessário ao cidadão alguns requisitos:

  • É necessário agendar uma perícia no INSS, pelo número de telefone 135 ou ainda através do portal MEU INSS.
  • Para se deslocar a perícia, o possível beneficiado deve realizar a junção de todos os documentos necessários, sejam eles laudos médicos, receitas de medicamentos, licenças do trabalho
  • Quando já estiver na consulta para a perícia, o paciente deve informar ao perito todas as suas incapacidades que não o possibilitam de exercer a sua atividade profissional
  • Se for aprovado, o cidadão já começará a receber seu benefício, caso a resposta seja negativa, o segurado pode oferecer uma ação administrativa ou judicial.