Mãe com Covid-19 dá à luz bebê prematuro intubada em UTI e as duas são salvas por médica: ‘Foi uma angústia’

Médica relatou drama vivenciado ao salvar as vidas de uma mãe e de um bebê prematuro com apenas seis meses e meio.

PUBLICIDADE

Uma equipe médica do Hospital Geral Dr. César Cals, situado em Fortaleza, efetuou um parto de emergência emocionante e que foi concluído com sucesso, salvando a vida da mãe grávida e do bebê.

PUBLICIDADE

Internada com Covid-19, a paciente estava intubada em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e diante de uma complicação pulmonar severa, teve que ser submetida a uma cesariana. A bebê nasceu de forma prematura, com seis meses e meio. 

Integrando a equipe que participou do parto de emergência, a obstetra Sabrina Forte, de 30 anos, desabafou nas redes sociais sobre o ocorrido. Em entrevista ao G1, a profissional de saúde afirmou que a criança já respira por conta própria, e a mãe vem apresentando uma significativa melhora. 

A paciente em questão estava internada na enfermaria do hospital tratando um caso de Covid-19 e estava bem próxima de ser liberada para voltar para casa. Contudo, o quadro dela alterou de forma drástica. De uma alta, a mulher de 24 anos, acabou sendo levada para um leito de UTI, com um comprometimento grave do pulmão. 

“Fizemos uma cesárea dentro da UTI, e o bebê já não estava com tanto oxigênio porque a mãe estava intubada. Quando eu tirei a bebê, ela já roxinha, aparentemente morta, foi uma angústia”, disse a obstetra Sabrina.

PUBLICIDADE

Evolução

Ainda de acordo com a médica, em função da prematuridade, a bebê também foi intubada e vem recebendo os cuidados médicos. Ela nasceu com 1,085 kg. Nesta sexta (05), a criança já respirava sem o tubo e começou a ser alimentada com o leite materno.

A mãe, por sua vez, também vem respondendo bem ao tratamento com os medicamentos, e brevemente terá uma redução na dosagem para que acorde logo.