Macacos começam a ser vacinados contra Covid-19 nos EUA, enquanto no Brasil falta vacina para população

Por aqui foram poucas as pessoas que receberam o imunizante e, mesmo assim, só as que estão no grupo de risco.

PUBLICIDADE

No Zoológico de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, nove macacos receberam a vacina contra a Covid-19 e se tornaram os primeiros primatas não humanos a receberem o imunizante. A informação foi confirmada pelo San Diego Union Tribune, que teria conversado com alguns dos funcionários.

PUBLICIDADE

Foram quatro orangotangos e cinco bonobos que receberam a vacina contra a Covid-19 até o momento, e a direção do zoológico já avisou que outros macacos e até mesmo um gorila devem ser imunizados nos próximos dias.

Essas espécies, assim como os chimpanzés, são os primos mais próximos dos humanos e por isso também estão correndo risco de contrair o coronavírus.

O Safari Park, reserva ambiental de propriedade deste zoológico, informou em janeiro que pelo menos oito gorilas testaram positivo para a Covid-19 e isso aconteceu depois que os animais entraram em contato com um funcionário que estava infectado. O tratador não apresentou os sintomas mais graves da doença e estava usando equipamento de proteção, mesmo assim o vírus foi transmitido.

Isso nos fez perceber que nossos outros macacos estavam em risco. Queríamos fazer o nosso melhor para protegê-los desse vírus porque não sabemos realmente como isso vai afetá-los“, disse Nadine Lamberski, diretora de conservação e saúde da vida selvagem da San Diego Zoo Wildlife Alliance.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, no Brasil, várias cidades enfrentam a falta de vacinas, pois apenas poucas pessoas receberam o imunizante. Professores, taxistas, profissionais de um modo geral, todos estão sem previsão de quando receberão o imunizante, assim como a população de todo o país.