Pacientes estão morrendo dentro das ambulâncias na Bahia por falta de leito, denuncia médico

A rede pública e privada de saúde entraram em colapso e a população sofre sem vaga nos hospitais.

PUBLICIDADE

O médico Pedro Julião trabalha no Samu , na Bahia, e ele fez uma grave denúncia, dizendo que ninguém deve duvidar que não há vagas nos hospitais e que muitos pacientes estão morrendo dentro das ambulâncias.

PUBLICIDADE

Esse alerta deixa claro o tamanho do problema que não só a Bahia vem enfrentando, mas vários outros estados onde a pandemia vem ficando cada vez mais forte e o número de pacientes necessitando internação não para de aumentar a cada dia.

A rede pública e privada está em colapso e quem precisar de atendimento hospitalar em Salvador pode ter que aguardar até 48 horas no caso de precisar ser internado. Bruno Reis, prefeito da capital baiana, admitiu que a situação é caótica e informou que para surgir vaga só se algum paciente receber alta ou morrer.

Mais de 330 pessoas estavam na fila até a tarde de ontem à espera de um leito de UTI na Bahia. Salvador vem recebendo pacientes das cidades do interior do estado, mas as vagas praticamente acabaram e dezenas estão na fila.

Temos um novo recorde (117). Ontem eram 107. Anteontem eram 96. Os números não cedem. Por mais que estejamos com medidas mais restritivas, os números continuam crescendo em nossa cidade“, explicou Bruno Reis, dizendo ainda que se esses números não começarem a cair, será preciso adotar medidas drásticas.

PUBLICIDADE

O médico Pedro Julião chegou a divulgar um vídeo nas redes sociais contando que a situação é desesperadora e quem precisa ser internado acaba agonizando em uma maca, dentro da ambulância ou em casa.

Julião ainda pediu que população volte a ficar em casa, evite aglomerações e tome todos os cuidados quando precisar sair porque não há mais como atender novos pacientes.