Bolsonaro afirma ter ‘projeto pronto’ para crise sanitária no Brasil

Jair Bolsonaro afirma que o STF precisa reconhecer que é responsabilidade do governo federal conter à pandemia.

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que, caso o STF (Supremo Tribunal Federal) entenda que é responsabilidade do seu governo tomar medidas para conter a Covid-19, ele está pronto para colocar o seu plano de combate à crise sanitária no Brasil. Vale lembrar que o país já sofre há um ano desde o início da pandemia.

PUBLICIDADE

A informação foi dada pelo chefe do Executivo após ele comentar sobre um pedido de secretários estaduais de Saúde para que fosse aprovado um “toque de recolher” no intuito de evitar ao máximo o contágio da Covid-19.

Bolsonaro diz que se ele tiver o poder para decidir, tem o seu projeto “pronto para botar em prática no Brasil”. No entanto, o presidente ressalta que para que isso aconteça ele precisa ter autoridade.

Após realizar uma visita à residência oficial do embaixador do Kuwait, o mandatário disse, caso o STF ache que pode conceder o comando da causa sanitária a um “poder central”, que ele acreditar ser legítimo seu, ele está pronto para botar o seu plano em prática.

No início da pandemia, em abril de 2020, o STF decidiu que cada Estado e município têm a devida autonomia para decidir quais medidas seriam necessárias para conter o avanço da pandemia. No entanto, vale ressaltar que com a decisão a Corte não retirou da União a responsabilidade de também agir no combate ao vírus. Mesmo assim, por diversas vezes o mandatário usou a decisão como forma de desculpa por erros cometidos pelo governo federal ao longo de 2020 relacionados ao combate à pandemia.

PUBLICIDADE