‘Podemos ter a maior catástrofe humanitária do século’: Covid-19 pode levar o Brasil ao caos, diz neurocientista

Especialista faz importante alerta, enquanto a pandemia ganha força e número de óbitos aumenta.

PUBLICIDADE

Miguel Nicolelis é médico, neurocientista e está muito preocupado com a situação do Brasil em meio a esta pandemia, ele conversou com o El País e disse que o país poderá inclusive, ultrapassar nas próximas semanas a marca de 3 mil mortes diárias em decorrência da Covid-19.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias o Brasil vem batendo recorde de óbitos em decorrência da doença e a pandemia segue ganhando força em vários estados. Nesta última quarta-feira (03), foram registradas 1.840 mortes em um período de 24 horas e muitos hospitais já estão sem leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Durante a entrevista, Miguel Nicolelis fez um alerta: “Nós podemos ter a maior catástrofe humanitária do século 21 em nossas mãos. A possibilidade de cruzar 2.000 óbitos diários nos próximos dias é absolutamente real. A possibilidade de cruzarmos 3.000 mortes diárias nas próximas semanas passou a ser real”.


Para o médico, se nada for feito agora, o número de mortes irá aumentar nas próximas semanas e dentro de três meses teremos um genocídio, uma palavra dura, mas que explica muito bem o que está por vir.

PUBLICIDADE

O neurocientista não tem dúvida de que São Paulo irá colapsar, mesmo com o governo já tendo avisado que o estado entrará na fase vermelha e ficará assim por cerca de 15 dias para ver se consegue barrar o aumento no número de casos.

Nicolelis lembrou que várias cidades do estado de São Paulo já entraram em colapso, entre elas: Campinas, Rio Preto e Ribeirão Preto. Já a capital está quase não suportando mais o número de pacientes em decorrência da Covid-19.

O Hospital Emílio Ribas está com 100% dos leitos ocupados e há fila de espera. O Hospital das Clínicas está perto de sua capacidade máxima e assim, muitas outras unidades de saúde se veem à beira do caos, por isso é preciso que a população faça sua parte, ou o pior poderá acontecer em breve.