Teste retal de Covid-19 agora será obrigatório para todo estrangeiro que chegar na China

Esse teste oferece um resultado muito melhor, mas acaba causando polêmica.

PUBLICIDADE

Todo estrangeiro que chegar à China a partir de hoje será obrigado a passar por um teste retal de Covid-19, pois o país quer ter um controle maior da pandemia e sabe que para isso é preciso evitar que pessoas infectadas de outras nações desembarquem por lá.

PUBLICIDADE

O governo chinês inclusive já avisou que esse tipo de teste é melhor porque o resultado conta com um grau muito maior de precisão do que os demais métodos. Nos aeroportos de Pequim e Xangai foram montados centros de testes que contam com todos os equipamentos e profissionais capacitados para atender os estrangeiros.

Li Tongzeng, médico especializado em doenças respiratórias, explicou que os testes retais são melhores porque os traços do novo coronavírus ficam por muito mais tempo nas fezes, enquanto no nariz ou na garganta duram por menos tempo.

Mas a medida vem causando polêmica, inclusive o Japão solicitou ao governo chinês que pare de submeter seus cidadãos aos testes retais quando eles desembarcarem por lá, alegando que ‘os cotonetes causam angústia mental’.

“Alguns japoneses relataram à nossa embaixada na China que passaram por testes anais, o que causou uma grande dor psicológica”, reclamou o secretário-chefe do gabinete do Japão, Katsunobu Kato.

PUBLICIDADE

Diplomatas dos Estados Unidos também já reclamaram desta obrigatoriedade, pois consideram o teste invasivo, só que a China não atenderá aos pedidos e continuará com tal prática.

Com a obrigatoriedade do teste retal para os estrangeiros que chegarem ao país, a China espera melhorar o controle da pandemia.