Alerta: máscara transparente não protege contra Covid-19; o que pode acontecer com quem usa

Especialistas fizeram um importante alerta a toda população, pedindo para que não use esse tipo de máscara.

PUBLICIDADE

As máscaras transparentes estão fazendo sucesso e podem ser encontradas facilmente, mas especialistas alertam que elas não oferecem proteção contra a Covid-19. Os vendedores alegam que esse modelo de máscara é inquebrável, não esconde o rosto da pessoa e dá muito mais liberdade para o usuário respirar, mas a verdade é que há um risco enorme de ser infectado pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE

A BBC News Brasil ouviu especialistas em infectologia e saúde coletiva, sendo que eles deixaram claro que esse tipo de material não consegue filtrar o ar e que a máscara não tem boa adesão ao rosto, com isso o risco de contágio é enorme.

Quem usa esse tipo de máscara percebe facilmente que ficam espaços grandes entre o material e o rosto, o que possibilita a entrada e saída de ar sem filtragem.

Essa máscara de vinil, transparente, isso não tem função nenhuma de máscara, não tem elemento filtrante absolutamente nenhum. Isso não deveria nem se chamar de máscara, e sim protetor facial. Máscaras mesmo, que temos hoje disponíveis, são de tecido, cirúrgica e PFF2 ou N95“, explicou Antônio Bandeira, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O pior é que há muitas pessoas usando este tipo de máscara, pensando que estão protegidas, o que não é verdade. Outros especialistas também condenam este tipo de máscara e avisa que a população não deve usá-la.

PUBLICIDADE

A falta de informação leva as pessoas a comprarem esse tipo de máscara, pois estão preocupadas apenas com a beleza, quando na verdade é a segurança que deveria vir em primeiro lugar.