Brasil bate recorde com 1.582 mortes por Covid-19 em 24 horas em meio a comemoração do título do Flamengo

Ministro da saúde diz entender o agravamento da crise que atingiu a marca histórica na taxa de óbitos

PUBLICIDADE

O país atingiu nas últimas 24 horas – enquanto era comemorado o título do Flamengo com ruas lotadas por diversas aglomerações – a marca recorde de óbitos provocados pela Covid-19. Foram 1.582 mortes de norte a sul do Brasil.

PUBLICIDADE

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou o agravamento da crise sanitária. Segundo os dados municipais e estaduais, o Brasil atingiu o pior momento de combate ao vírus.  Isso porque em pelo menos 15 estados a situação já se tornou caótica apresentando colapso no sistema de saúde. Nesses 15 estados a taxa de ocupação de leitos já está em mais de 90%. Os dados são do próprio Conselho Municipal de Saúde. 

Brasília e Bahia já sentem o momento de agravo e decretaram lockdown nos próximos dias. Especialistas dos mais renomados alertam que, no momento atual, a medida seria a única capaz de evitar um desastre nacional. O panorama é ainda pior quando se pensa nas variantes do vírus que aceleram ainda mais o contágio.

Para o neurocientista Miguel Nicolelis, que está à frente do comitê científico do Nordeste, o período que passou das eleições e o comportamento do brasileiro no Natal e na virada do ano, bem como neste período de carnaval fez a situação explodir diferente do primeiro momento da pandemia, quando estados e municípios tiveram situações e tempos diferentes com a chegada do vírus.

Agora, está tudo explodindo ao mesmo tempo“, explica Nicolelis. Essa situação agrava o quadro nacional da crise sanitária ainda mais porque, nesse contexto, a transferência de pacientes de um estado para o outro será ineficiente com todos os estados caminhando para um colapso total.

PUBLICIDADE