Quem usa óculos tem menos chance de pegar Covid-19? Cientistas fazem importante revelação

Em meio à pandemia, é preciso fazer de tudo para se proteger, evitando ser infectado pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE

As vacinas contra a Covid-19 já começaram a ser aplicadas, mas isto não significa que a pandemia está perto do fim, pelo contrário, especialistas continuam pedindo à população que sigam os protocolos de segurança, evitem aglomerações e quando sair de casa que sempre use máscara de proteção facial.

PUBLICIDADE

Circulam informações de que as pessoas que usam óculos estão mais protegidas e com isso têm menos chance de ter Covid-19, mas será que isso é verdade? Cientistas indianos divulgaram um estudo realizado recentemente, no qual comprovam que usar óculos é uma vantagem nesta pandemia.

Esse estudo analisou 304 voluntários e 58 destes usam óculos, seja de grau ou até mesmo de sol. Essa análise está em fase preliminar, mas já fez algumas descobertas interessantes, por exemplo, que a população pobre e sem educação formal corre um risco maior de ser infectada pelo novo coronavírus e um dos motivos seria o fato destas pessoas não usarem óculos.

A publicação no site MedRxiv acabou chamando a atenção de estudiosos do mundo todo. Mas esse relatório informa que as pessoas tocam o rosto em média, 23 vezes a cada hora e levam a mão aos olhos pelo menos três vezes a cada 60 minutos.

Isso é uma média, mas mostra como todos estão correndo risco, já que é importante manter as mãos longe dos olhos justamente para evitar o contágio. Amit Kumar Saxena foi quem coordenou esta pesquisa e ele explicou que quem usa a máscara facial corretamente, se protege muito mais.

PUBLICIDADE

Amit explicou em seguida: “Usar uma máscara facial não protege os olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção do vírus. O risco do Covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usava óculos do que na população que não usava”.

De acordo com Amit, isso pode acontecer porque quem usa óculos toca menos os olhos, por isso acaba correndo menos risco de ser contaminado.