Conheça os benefícios incríveis da demora do banho no recém-nascido após o nascimento

Os cientistas descobriram benefícios incríveis de demorar para dar banho no bebê.

PUBLICIDADE

Um estudo que foi publicado em uma revista científica, a Indian Journal of Dermatology, abordou estudos prévios associados à demora em um banho no bebê recém-nascido. Na verdade, os estudiosos descobriram incríveis benefícios da demora em dar banho no bebê. Isto porque, quando a criança nasce, a pele possui uma camada esbranquiçada ao seu redor que tem o nome de vernix.

PUBLICIDADE

Quando o bebê está dentro do útero esse vernix é responsável por proteger o pequeno da perda de calor. Após o nascimento, não é necessário fazer a retirada do vernix, pois é a primeira proteção da criança. “Na hora que o bebê nasce não é preciso retirar o vernix, pois trata-se da primeira proteção do bebê e ainda fornece calor ao bebê. Definitivamente isto não é sujeira”, afirmou o médico Moisés Chencinski.

Confira abaixo quais são os benefícios do vernix para o bebê recém-nascido que a maioria das pessoas desconhece.

Contribui para a flora bacteriana

Momentos depois do nascimento, a criança engolir um pouco de vernix ajuda na formação da flora bacteriana do recém-nascido, que são as bactérias boas que estão presentes no sistema digestivo.

Auxilia na adaptação da pele

Atua para adaptar a pele ao ambiente fora do útero. Um outro estudo já mostrou que, quanto mais tempo a criança fica com o vernix na pele, a acidificação acontece de maneira mais rápida, ou seja, inibe o crescimento de bactérias na pele.

PUBLICIDADE

Propriedade antioxidante

Também possui propriedade antioxidante por conter vitamina E, que é algo extremamente importante para a criança, pois o nascimento é um momento de estresse oxidativo.

Ação hidratante e capacidade de curar machucados

Pesquisas também já apontaram que ele tem uma ação hidrante por causa da sua concentração alta de água na composição. Por causa da ação antioxidante e da capacidade de proteger contras as bactérias, ele também é excelente para poder curar machucados.