Coragem, preocupação e discernimento: como Bolsonaro vê sua atuação no combate à pandemia

Presidente discursou em Pernambuco nesta sexta-feira (19), e falou sobre a pandemia.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de evento do governo federal na cidade de Sertânia, em Pernambuco, em obra de transposição do Rio São Francisco. Bolsonaro discursou aos presentes e falou sobre a pandemia do coronavírus. A Covid-19 já matou mais de 240 mil brasileiros.

PUBLICIDADE

Bolsonaro sempre manteve a mesma postura durante a pandemia e foi criticado por causa disso. O presidente sempre deixou clara a preocupação em relação ao crescimento do desemprego com o fechamento de empresas para conter o avanço do vírus.

Neste período, Bolsonaro também protagonizou embates com políticos, especialmente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Doria se aliou a Bolsonaro para vencer as eleições de 2018, mas se afastou do presidente após ser eleito. Hoje, os dois são rivais no campo político.

“Aqueles que quiseram fazer política com a questão do vírus, a máscara está caindo e o povo entende quem realmente teve coragem, discernimento e muita preocupação em tratar um assunto como esse (pandemia)”, afirmou Bolsonaro durante discurso.

O presidente voltou a criticar a política do “fica em casa” e afirmou que sempre defendeu que havia dois problemas a serem resolvidos: vírus e desemprego. Bolsonaro foi muito criticado por causa das atividades, algumas delas com aglomerações, durante a pandemia.

PUBLICIDADE

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os governadores e prefeitos ficaram com a responsabilidade de definir as medidas de fechamento ou abertura de comércios e serviços durante a pandemia.