Tragédia: criança morre afogada após cair em poça formada por água da chuva em GO; família está desolada

Criança foi socorrida, mas teve morte confirmada pouco tempo depois de dar entrada em hospital.

PUBLICIDADE

Um caso comovente foi registrado na cidade de Valparaíso de Goiás, cidade que fica no Entorno do Distrito Federal. Na manhã desta quinta-feira (18), um menino de 8 anos morreu afogado em uma poça provocada pela água da chuva. A vítima foi identificada como José Francisco da Conceição Filho. 

PUBLICIDADE

Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, testemunhas afirmaram que o garoto saiu para colher milho acompanhado de outra criança, quando acabou se desequilibrando e caiu na poça acidentalmente. O menino se afogou. 

Uma equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada para a atender a ocorrência por volta das 9h30. Quando membros da corporação chegaram no local, a criança já havia sido retirada da água por um vizinho. 

Os socorristas relataram que o menino já estava inconsciente, com pele azulada e sem sinais de respiração. Prontamente atendido, ele foi levado até o Centro de Atenção Integrada à Saúde II (Cais) do município de Valparaíso de Goiás, mas veio a óbito na unidade pouco tempo depois, provocando forte comoção nos familiares. 

Números altos

Segundo levantamento do portal Metrópoles, com base nos dados do Ministério da Saúde, o índice de mortes por afogamento tem crescido significativamente nos últimos anos. Nos cinco primeiros meses de 2020, o país registrou 1.422 mortes por afogamento acidente. Somente na faixa etária de José Francisco, foram 230 óbitos em 2020.

PUBLICIDADE

Nos últimos 15 anos, mais de 26 mil pessoas morreram por afogamentos acidentais no Brasil. A pesquisa feita pelo Metrópoles apontou que significa uma média de 12 mortes a cada 24h.