in

Supremo mantém prisão do deputado federal Daniel Silveira; Kássio Marques votou a favor

Os 11 ministros do STF votaram pela permanência de Daniel Siliveira na prisão.

STF / Instagram Daniel Silveira
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniu nesta quarta-feira (17) e manteve, por unanimidade, a prisão do deputado federal Daniel Silveira. O bolsonarista foi detido ontem à noite, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, depois de o deputado divulgar vídeo atacando ministros e fazendo apologia ao AI-5.

O Ato Institucional Número 5 foi editado em 1968 e foi o mais duro durante o regime militar (1964-1985) brasileiro. O AI-5 fechou o Congresso Nacional e até hoje é considerado o pior instrumento de repressão que os militares empregaram quando estiveram no poder.

Daniel Silveira, eleito deputado federal na esteira de Jair Bolsonaro, em 2018, foi preso em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O parlamentar passou a madrugada na sede da Polícia Federal do estado, localizada na zona portuária.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nesta quarta, o Supremo se reuniu e os ministros votaram pela permanência de Daniel Silveira na prisão. O ministro Kássio Nunes Marques, indicado à corte pelo presidente Jair Bolsonaro, também votou à favor da permanência do deputado federal na cadeia.

A defesa do parlamentar afirma que a prisão é motivada por teor político e que não houve crime. O caso repercutiu nas redes sociais. Em seu voto, Alexandre de Moraes afirmou que as declarações do deputado federal são graves.


“As manifestações de Daniel Silveira relevam-se gravíssimas, não somente do ponto de vista pessoal, mas principalmente do ponto de vista institucional e do estado democrático de direito”, disse o ministro ao votar à favor da manutenção da prisão do deputado federal. O governo federal não deve dar pitaco sobre o caso.

Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!