Represa transborda em Minas Gerais e famílias são retiradas; parte do talude já cedeu

As autoridades irão investigar o que ocasionou esse transbordamento e ainda não há informações sobre vítimas.

PUBLICIDADE

Uma represa transbordou no bairro Duque de Caxias, em Várzea das Flores, em Betim, Minas Gerais, mas felizmente as famílias foram retiradas a tempo e até o momento não há notícias de vítimas.

PUBLICIDADE

Essa represa é particular e o caso está sendo investigado. A inundação aconteceu na noite de ontem (16) e as pessoas ficaram desesperadas, não tendo nem como salvar muitos de seus pertences, pois tiveram que sair de casa rapidamente.

Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar foi para o local e estão dando todo apoio à Defesa do Civil. Técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas também foram para lá e estão trabalhando para descobrirem o que houve. As equipes trabalharam de forma integrada por toda madrugada e estão certificando que não há mais risco.

Os bombeiros acreditam que o grande volume de água tenha sido ocasionado por causa das fortes chuvas que caíram na região e atingiram a cabeceira do rio, mas o resultado oficial da perícia ainda será divulgado.

A prefeitura da cidade de Betim divulgou um comunicado informando que não há relação entre essa represa e o reservatório de Vargem das Flores, que é de responsabilidade da Copasa. Mas há uma grande preocupação porque as trincas da represa aumentaram durante a madrugada de hoje e uma parte do talude já cedeu.

PUBLICIDADE

Walfrido Assis, superintendente da Defesa Civil de Betim, informou que as causas estarão sendo apuradas, mas ele também acredita que a chuva tenha ocasionado o aumento no volume de água e com isso houve o transbordamento.

Pelo menos 16 pessoas foram levadas para uma escola e outras 55 tiveram que ficar na casa de familiares e não há previsão de quando poderão retornar para suas residências.