Auxílio Emergencial do Carnaval é aprovado em Recife; benefício será pago a milhares de prejudicados

A ajuda será destinada àqueles que este ano não poderão trabalhar o Carnaval por causa da pandemia.

PUBLICIDADE

Em Recife, a Câmara de Vereadores aprovou hoje o auxílio emergencial de Carnaval que atenderá exclusivamente ao setor cultural da cidade, que este ano tem sido duramente prejudicado pela pandemia, já que a folia precisou ser cancelada para evitar aglomerações.

PUBLICIDADE

A proposta, na verdade, partiu do Poder Executivo na semana passada e muitos trabalhadores que conseguem uma renda principalmente nesta época do ano, esperam ansiosos e torcem para que o projeto seja aprovado.

Entre os vereadores de Recife que estavam presentes, 32 votaram a favor e não teve nenhum voto contra. Essa unanimidade mostra que o setor realmente vem sendo duramente prejudicado e muitas pessoas enfrentam dificuldade financeira por não conseguir sua renda com a folia.

Após esta aprovação na Câmara, agora o projeto seguirá para que possa ser sancionado pelo prefeito do PSB, João Campos. A votação foi realizada por videoconferência e quem comandou foi o vereador Romerinho Jatobá, presidente da Casa.

Esse auxílio emergencial será pago pela prefeitura de Recife, mas contando com o apoio da iniciativa privada, por exemplo, a Ambev fará um aporte no valor de R$ 1,5 milhão. A prefeitura estima que sejam gastos mais de R$ 4 milhões que serão distribuídos às agremiações e também aqueles que estiveram presentes no Carnaval do ano passado.

PUBLICIDADE

Ao todo são 160 agremiações, mais 900 artistas que preenchem os requisitos para receberem o benefício. Terá direito aquele que morar na cidade e ter integrado a programação oficial do Carnaval de Recife no ano passado.

Até o momento não foi divulgado o calendário de pagamento desse benefício, mas assim que o projeto for sancionado, os interessados serão informados sobre todos os detalhes para se cadastrarem e quando começarão a receber esse auxílio.