Novo auxílio emergencial pode envolver corte nos salários dos servidores públicos

Para o auxílio continuar, uma PEC está sendo criada para promover redução de salário dos servidores

PUBLICIDADE

No ano de 2020, quando a pandemia começou a promover muito desemprego, o governo federal decidiu promover um auxílio emergencial no valor de 600 reais para que a população carente do país tivesse condições de se manter no período de crise e instabilidade. O auxílio teve sua última parcela paga ainda em 2020.

PUBLICIDADE

Mas, com a troca da presidência do Senado e da Câmara dos Deputados, começou uma nova movimentação para a criação de um novo auxílio emergencial. Mas, dessa vez, o salário dos servidores públicos está na mira dos governantes para conseguir manter um novo auxílio, isso porque, a dívida pública está muito alta e o país não teria dinheiro suficiente para manter essa ajuda.

Arthur Lira, presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco, presidente do senado e Paulo Guedes, ministro da economia, decidiram que, por meio de votação, criariam uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), onde seria votado o corte de custos com servidores públicos através de redução de salário e da jornada de trabalho.

PEC propõe redução de salário e corte de custos

A PEC será chamada de Pacto Federativo e deve ser inserida ainda uma cláusula onde se aponta a calamidade pública que a pandemia tem causado. Ainda não se sabe ao certo como tudo isso será instaurado, certamente, ainda passará por votação dos deputados, senadores e pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a proposta, a única medida cabível para conseguir resolver um novo auxílio é tirar dos servidores públicos uma parte de seu salário. Lembrando, que nesse caso, também ficariam impedidos de acontecer novos concursos públicos para o preenchimento de cargos vagos nas esferas públicas.

PUBLICIDADE