Surto de Covid-19 atinge asilo com mais de 100 pessoas; idosos morreram

Oito idosos morreram em asilo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, após contaminação pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Um surto de coronavírus atingiu o asilo Quinta Urbana, na cidade de Pelotas. A Institutição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) tinha 62 idosos e 41 funcionários, de acordo com a Secretaria Municial de Saúde da cidade do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Os residentes do asilo começaram a ser vacinados no dia 27 de janeiro, mas duas doses da vacina são necessárias para que se atinja a eficácia máxima do imunizante. No dia 1º de fevereiro, uma residente foi hospitalizada e faleceu em decorrência vítima da Covid-19.

Testes rápidos RT-PCR apontaram que 40 idosos testaram positivo enquanto 22, negativo. Entre os funcionários do local, 29 testaram positivo e 12, negativo. Entre os profissionais que trabalham no asilo, todos que foram diagnosticados com a Covid-19 foram afastados do trabalho imediatamente.

Entre os residentes da casa, 32 foram transferidos para leitos do Centro de Covid e outros hospitais da cidade. Desse grupo, dois foram para a UTI e cinco já receberam alta. Aqueles que testaram negativo seguiram no asilo, mas são acompanhados.

Os idosos que estão em asilos são o principal alvo das campanhas de vacinação. Nestes locais, o distanciamento é difícil de ser seguido. Além disso, há profissionais que entram e saem do local todos os dias, o que aumenta o risco de contaminação. Ninguém sabe como este surto começou no asilo de Pelotas.

PUBLICIDADE

Oito idosos morreram

Ao todo, oito idosos que estavam no ILPI morreram. A Secretaria Municipal de Saúde realizou averiguação no local e encontrou irregularidades. Havia copo de vidro nos bebedouros – o mais indicado é copo descartável. No banheiro, havia toalhas de pano, o que também não está de acordo.