Bebê morre após batismo e arcebispo se manifesta sobre mudanças na cerimônia

Caso ocorreu em Igreja Ortodoxa da Romênia e repercutiu em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Um bebê de seis semanas morreu após ser batizado na Igreja Ortodoxa da Romênia, na Europa. A morte foi confirmada horas depois da cerimônia de batismo por imersão, quando o batizando é mergulhado em água. O bebê foi batizado no dia 1º de fevereiro, mas o caso só divulgado na última sexta-feira.

PUBLICIDADE

Logo depois do batismo, o bebê foi encaminhado para uma unidade de saúde da cidade de Bucareste, capital da Romênia. A morte da criança de seis semanas causou comoção e muitos protestos nas redes sociais. Uma petição foi criada pedindo à Igreja Ortodoxa que mude a forma de batismo. A comoção é grande e mais de 60 mil assinaturas já foram coletadas até o momento.

No lugar do batismo por imersão, poderia ser feito o batismo por aspersão, em que água é jogada sobre a cabeça do batizando. A autopsia realizada no bebê que não teve a identidade revelada mostrou que a morte foi violenta e que havia líquido em seus pulmões. A família não se manifestou sobre o ocorrido.

A Polícia investiga o caso. Enquanto isso um arcebismo romeno se manifestou sobre a morte do bebê. Ele deu entrevista à BBC de Londres e informou que os rituais serão analisados para que tragédias como essa sejam evitadas. Um outro arcebispo já havia informado que os procedimentos de batismo não seriam mudados.

PUBLICIDADE

A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana costumam batizar crianças. Este é um dos chamados sacramentos dessas igrejas. Nas igrejas evangélicas o batismo de criança não é prática comum – com exceção de algumas denominações.