Auxílio Emergencial: governo toma atitude que deixa prorrogação do benefício bem próxima

Informação de última hora pode fazer Auxílio Emergencial voltar a ser pago.

PUBLICIDADE

Auxílio Emergencial vai ser prorrogado? A pergunta que milhões de brasileiros estão se fazendo está próxima de ser respondida em definitivo graças a uma nova ação do governo federal, tomada nesta sexta-feira (5). A informação acabou de ser divulgada.

PUBLICIDADE

Ontem (4), o ministro da Economia, Paulo Guedes, citou uma cláusula que seria necessária para que o Auxílio Emergencial voltasse a ser pago. A boa notícia é que esta cláusula pode ser incluída na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo. A informação foi dada por Bruno Funchal, secretário do Tesouro Nacional.

A PEC do Pacto Federativo propõe três coisas: desvinculação, desindexação e descentralização de gastos. O objetivo com a medida é abrir espaço no orçamento público. Isto daria mais autonomia para municípios e estados. A cláusula seria colocada nessa PEC. Milhões de brasileiros aguardam.

Auxílio Emergencial pode voltar a ser pago

Ainda ontem, depois de receber Rodrigo Pacheco, Paulo Guedes citou quem poderia receber o benefício se ele for mesmo prorrogado: metade dos beneficiários que o receberam em 2020. Cerca de 67 milhões de brasileiros receberam ao menos uma parcela do benefício.

O Auxílio Emergencial começou a ser pago em abril. As cinco primeiras parcelas foram de R$ 600. As quatro últimas foram de R$ 300. Mães de família solteiras receberam o dobro dos demais beneficiários. Como a economia ainda não reagiu e a pandemia do coronavírus segue firme e forte, a volta do pagamento do Auxílio Emergencial auxiliaria milhões de brasileiros em dificuldade neste momento difícil.

PUBLICIDADE