CoronaVac: quanto tempo a mulher deve esperar para engravidar depois de tomar a vacina?

É preciso esperar algumas semanas antes de engravidar após tomar a CoronaVac.

PUBLICIDADE

A CoronaVac é uma das vacinas que vem sendo utilizada para imunizar os brasileiros contra a Covid-19. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A vacinação começou no mês passado.

PUBLICIDADE

Na última semana, o governo do estado de São Paulo anunciou que a vacinação em idosos vai começar. O primeiro grupo a ser vacinado são aqueles que tem mais de 90 anos. Em seguida, o grupo de 85 a 89 anos será vacinado; e assim por diante.

Diante da vacinação, muitas dúvidas surgem e todas elas podem ser tiradas por e-mail ou telefone com o Instituto Butantan.  O Serviço de Atendimento ao Consumidor está disponível no telefone 0800-7012850. Quem preferir, pode enviar um e-mail para [email protected].

Quanto tempo devo esperar para engravidar depois de ser vacinada?

Esta é a pergunta que algumas mulheres que estavam planejando engravidar em 2021 devem estar se fazendo. A resposta é dada pelo Instituto Butantan. “Orienta-se aguardar quatro semanas após o término do esquema completo de vacinação (2 doses) para engravidar”, explica o Butantan.

Já para as mulheres que estão grávidas é preciso conversar com o médico ou cirurgião-dentista para saber se deve ou não tomar a vacina. Estudos feitos em animais não demonstraram risco fetal, mas mulheres grávidas e lactantes não fizeram parte dos grupos testados para a CoronaVac. Por isso, se tem medo ou alto risco de contrair a doença causada pelo coronavírus, o ideal é conversar com o médico antes de se vacinar.

PUBLICIDADE