5 pessoas morrem de Covid-19 em menos de 24 horas dentro de UPA no Pará

Pacientes estavam em estado grave e aguardavam transferência para a UTI de hospitais.

PUBLICIDADE

A Covid-19 continua tirando a vida de muitos brasileiros. Desde março do ano passado, quando a primeira morte em decorrência da doença causada pelo coronavírus foi registrada no Brasil, mais de 225 mil pessoas perderam a vida. O Brasil é o segundo em número de óbitos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Depois de cerca de dois meses com queda nos óbitos, o número de mortes voltou a aumentar em novembro. Atualmente, a média móvel de mortes é de mais de mil por dia. Em meio a tantas mortes, algumas histórias se destacam. Uma delas foi noticiada no Jornal Nacional desta quarta-feira (3).

Em uma unidade de pronto atendimento (UPA) de Santarém, no Pará, cinco pacientes morreram em menos de 24 horas. Um deles foi o senhor José de Oliveira, de 54 anos, que ficou quatro dias na UPA aguardando para ser transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital que atendesse casos de alta complexidade.

“Perdemos o nosso pai, de uma forma que a gente não deseja para ninguém: sepultar alguém sem poder vê-lo”, disse Antônio de Oliveira, filho do senhor José. A direção da UPA afirmou que o estado dos cinco pacientes que morreram no local era grave e que precisavam ser atendidos em hospitais.

Um hospital de campanha que deveria ter sido aberto essa semana em Santarém só vai começar a funcionar no fim do mês. Para desafogar a UPA, a prefeitura de Santarém abriu uma ala somente para atendimento a pacientes com Covid-19 no hospital municipal. A cidade de Santarém, a exemplo de outras no Pará, está em lockdown. 

PUBLICIDADE