Radialista que lia notas de falecimento deixou gravado vídeo anunciando a própria morte: ‘Estou em paz’

Comunicadora trabalhou por mais de 50 anos anunciando óbitos em emissora de rádio no MS.

PUBLICIDADE

Voz icônica no rádio de Fátima do Sul, município do Mato Grosso do Sul, dona Vicentina Diniz, de 77 anos, se dedicou à radiofonia local por mais de cinco décadas, narrando notícias e prestando serviços de utilidade pública e obituários. O que familiares e amigos mais próximos não esperavam que ela deixaria um vídeo emocionante anunciando a própria morte.

PUBLICIDADE

Diagnosticada com um quadro de diabetes, ela acabou falecendo no último dia 2 de janeiro, por complicações da doença. Colega de profissão de dona Vicentina, Leandro Santos, que estava sob posse do vídeo, veiculou a nota de falecimento gravada pela própria comunicadora, fato que emocionou os moradores da cidade sul-mato-grossense. 

No vídeo de pouco mais de 1 minuto, a locutora que iniciou na radiofonia nos anos 1960 junto com o marido, anuncia a própria morte, detalha onde será o sepultamento e ainda deixa uma mensagem para familiares e amigos. 

“Fiquem em paz, que eu estou em paz”, disse Vicentina no vídeo. 

PUBLICIDADE

A homenagem 

Em entrevista ao UOL, o jornalista Leandro Santos detalhou como surgiu a ideia de gravar o vídeo com dona Vicentina lendo o próprio obituário. Segundo ele, ao gravar um documentário com a icônica comunicadora, surgiu o questionamento sobre quem anunciaria o falecimento dela quando a mesma partisse.

Leandro disse que em um primeiro momento, Vicentina chegou apontar alguns nomes para gravar a mensagem, mas depois resolveu ela mesmo fazer o registro, algo que não foi revelado à família dela, e que só veio à público após a morte da comunicadora.  

“Ela me pediu para guardar segredo e que só avisasse a família depois do falecimento. Foi o que aconteceu e realizei o desejo dela”, disse Leandro.