São Paulo venderá 54 milhões de doses da vacina a outros países por ‘falta de resposta’ do Governo Bolsonaro

O Instituto Butantan alega o aguardo do retorno há duas semanas e, sem contato, repassará as doses a países da América do Sul.

PUBLICIDADE

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) que irá disponibilizar 54 milhões de doses da Coronavac para países interessados na América do Sul. A decisão teria sido tomada por conta da falta de resposta do governo federal sobre o interesse em adquiri-las, tendo passado duas semanas desde os primeiros contatos.

PUBLICIDADE

Com a falta de acordo com o governo federal para a venda dos imunizantes, o Instituto Butantan pretende fechar acordo com países vizinhos, que já estão sinalizando interesse na aquisição do imunizante. O primeiro deles é o Chile, que está na iminência de comprar uma parcela considerável para a imunização de sua população.

“É importante que haja manifestação formal, para que, lá na frente, o governo não alegue que não houve essa oferta”, disse o presidente do instituto, Dimas Covas, em entrevista coletiva.

Butantan tem capacidade para a fabricação de 100 milhões de doses

Em entrevista concedida ao portal Metrópoles, Covas alega que o Instituto Butantan terá condições de fabricar 100 milhões de doses a partir dos 5,6 mil litros enviados pelo governo chinês. O governo federal, por sua vez, fechou a compra de apenas 46 milhões de doses, deixando as 54 milhões restantes sem destinatário.

Como Brasília não responde sobre o interesse de adquirir essas doses, resta ao instituto a comercialização com países que sinalizarem interesse, estando à frente nesta procura os sul-americanos, sobretudo por conta da proximidade geográfica. A expectativa é que todas as doses estejam disponíveis no próximo mês de abril.

PUBLICIDADE