Com crise financeira no Governo Federal, militares podem ficar sem salário no Brasil

O ministério da economia não possui dinheiro suficiente para quitar dívidas correntes.

PUBLICIDADE

Parece que a situação econômica do país está ficando cada vez mais complicada. Agora, até os militares poderão ficar sem salário a partir do mês de maio. Os militares da Marinha, Aeronáutica e Exército, tanto os ativos quanto os da reserva poderão encontrar sérios problemas para receber a partir do quinto mês do ano de 2021.

PUBLICIDADE

Isso porque, um governo não possui receita suficiente para cobrir todas as despesas de pagamento de salários para todo o ano de 2021. De acordo com informações, só existe uma cota de 25% do valor anual destinado para o pagamento de salários dessa classe especial, os outros 75% dependerão da aprovação do congresso para a solicitação de um empréstimo utilizando títulos da dívida pública.

A necessidade desses valores passarem pela aprovação de deputados e senadores está prevista na regra de ouro, que impede que sejam utilizados títulos de dívida pública para pagar dívidas correntes, o que inclui o pagamento de salários e benefícios sociais.

Votação não tem data para acontecer

Estavam previstos cerca de R$56 bilhões para que todas as folhas de salário do ano 2021 fossem quitadas, mas o Governo só possui em mãos o valor de R$14,2 bilhões, ou seja, mais de 75% do valor anual para o pagamento de salários dos militares não existe.

As estimativas apontam que haverá dinheiro suficiente para pagar os salários de fevereiro, março e abril, mas os meses seguintes não serão assegurados. Segundo o Ministério da economia, o restante do valor só poderá ser liberado mediante votação, porém, não existe uma perspectiva de data para essa votação acontecer.

PUBLICIDADE