Olheiras em crianças é normal? Conheça detalhes, tratamento e o que isso significa nos pequenos

Os motivos do problema podem ir desde a má qualidade do sono a fatores relacionados a genética.

PUBLICIDADE

Muita gente não sabe, mas as crianças também podem ter olheiras. Elas podem ser originadas por cansaço ou não, por isso é importante ficar alerta, pois pode indicar que há alguma coisa errada com a criança. Vale ressaltar que, em algumas situações, as olheiras podem também estar ligadas a fator genético.

PUBLICIDADE

A especialista no assunto, a dermatologista Maria Paula Del Nero, que também é mãe de duas crianças, Gabriel e Giovana, abordou o assunto durante uma entrevista com o portal de notícias Pais&Filhos. A médica tirou algumas das principais dúvidas dos pais sobre o assunto e revelou quando é importante buscar a ajuda de um profissional.

O que são as olheiras?

A médica explicou que as olheiras são manchas escuras que acabam se formando ao redor dos olhos. “As olheiras nas crianças podem ser indícios de má qualidade do sono, reações alérgicas e rinites“, frisou a especialista. As crianças podem sim, ter olheiras, e diversos são os fatores que levam à condição.

As olheiras nos pequenos podem ter como causa a questão genética, processos alérgicos como atopia e rinite. Alguns casos podem ter relação com histórico familiar de olheiras, cansaço, falta de sono, alergia, coçar os olhos ou até mesmo exposição em excesso ao sol.

Se a olheira surgir, a especialista orienta que a investigação deve acontecer em uma consulta com o profissional da área. No caso de alergias, déficit nutricional efalta de sono pode haver tratamento. Também é importante investigar se o motivo não tem relação com fator genético ou histórico familiar.

PUBLICIDADE

A criança pode ser tratada usando produtos específicos para o público infantil, como hidratantes que podem auxiliar na melhora das manchas escuras ao redor dos olhos. Já a partir dos 15 anos, os responsáveis podem procurar outros tipos de tratamento caso o problema continue. Atualmente, o mercado oferece várias opções de tratamento para olheiras, como por exemplo, preenchimentos e laser.