Variante do coronavírus do Brasil chega aos Estados Unidos e 1º caso já foi confirmado

Foi em Manaus, no Amazonas, que essa variante foi descoberta primeiramente.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (25), foi registrado em Minnesota, nos Estados Unidos, o primeiro caso da variante do coronavírus do Brasil, a notícia foi dada pelo jornal The Washington Post e deixou o país em alerta, pois a pandemia por lá continua fazendo um grande número de vítimas.

PUBLICIDADE

Em Minnesota, o departamento de Saúde informou que o primeiro infectado por essa variante fez várias viagens ao Brasil e, agora, está sendo acompanhado por uma equipe. Essa cepa teria surgido primeiramente em Manaus, que está mergulhada em um caos diante de tantos casos de Covid-19, além da falta de leitos e também de oxigênio em vários hospitais. 

Especialistas disseram que essa mutação fez com que o coronavírus ficasse ainda mais contagioso, por isso os cuidados devem ser redobrados.  

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, decidiu estender a proibição de entrada no país a quase todas as pessoas que não são norte-americanas e que, recentemente, estiveram no Brasil, com o objetivo de impedir que essa variante se espalhe por lá. 

Há outras variantes do coronavírus, como a do Reino Unido e também da África do Sul, sendo que essas duas contam com a mutação N501Y, que é uma mudança na proteína spike. Existe a suspeita de que essa alteração seja responsável pelo aumento no número de infectados.  

PUBLICIDADE

Felizmente, a maioria das vacinas contra a Covid-19 ‘preparam’ o corpo para enfrentar o coronavírus, inclusive, essa variante, mas os pesquisadores continuam acompanhando de perto a evolução do vírus. Estudiosos aconselham a todos, inclusive os já vacinados, que mantenham distanciamento social, usem máscaras e mantenham as mãos sempre higienizadas.