Nariz entupido: por que o problema acontece e o como melhorar o incômodo nos pequenos

Saiba o que fazer quando seu filho estiver com o nariz entupido e, se o sintoma persisitir, é importante procurar ajuda médica.

PUBLICIDADE

Nariz congestionado ou ‘entupido’ é algo que realmente incomoda bastante. Se para uma pessoa adulta já não é nada agradável, para as crianças é ainda pior. Para os pais, não é fácil ver os filhos irritadas por dormir mal à noite por causa desse sintoma que pode estar ligado a várias situações.

PUBLICIDADE

Mas, o que leva o nariz a ficar congestionado?

O nariz entupido pode ocorrer devido a uma reação das mucosas quando atacadas por alérgenos e germes. Além disso, algumas enfermidades podem provocar a reação, entre elas estão a rinite, sinusite, gripe, resfriados ou pode ocorrer até mesmo por mudança climática, ou de estação.

Quando a causa do nariz entupido é relacionada com algum motivo infeccioso, muitas vezes acaba desaparecendo sozinho. Contudo, se a questão for anatômica como no caso de desvio de septo, a dificuldade para conseguir respirar vai surgir principalmente na hora de dormir.

Para aliviar o nariz congestionado é indicado realizar uma limpeza nasal. Conforme o especialista no assunto, o médico otorrinolaringologista Alexandre Colombini, os pais podem fazer o procedimento pelos menos duas vezes durante o dia. Para realizar a limpeza nasal é necessário usar o soro fisiológico.

Quando estiver calor e principalmente se o ambiente tiver ar condicionado, esse cuidado precisa ser redobrado, já que as vias aéreas podem acabar ficando ressecadas mais rapidamente. No caso dos bebezinhos, existe um aspirador nasal que pode ser usado, desde que haja muito cuidado. O acessório consegue sugar o muco do nariz da criança. Portanto, vale ressaltar que para usar o aparelho é necessário pedir orientação ao pediatra.

PUBLICIDADE

O recomendado é fazer uso do soro fisiológico de 0,9%. Os pequenos que tenham aproximadamente um aninho, os pais podem usar cerca de 2 a 3 ml de soro em uma seringa de plástico (sem uso da agulha).