Auxílio Emergencial não acabou: calendário de saques volta nesta segunda (25); milhões serão contemplados

Saques e transferências do benefício começaram a ser liberadas no início do mês.

PUBLICIDADE

Criado pelo governo federal para amenizar o cenário de crise vivenciado em função da pandemia do coronavírus, o Auxílio Emergencial tirou milhares de famílias da extrema pobreza nos últimos meses. Com o país ainda passando por um cenário delicado na luta contra a Covid-19, cresce a expectativa de que o programa possa ser prorrogado.

PUBLICIDADE

Enquanto o assunto ainda é debatido, a Caixa Econômica Federal (CEF) retoma o cronograma de liberação para saques e transferências das últimas cotas do programa. Nesta segunda-feira (25), milhões de brasileiros nascidos em novembro, poderão movimentar o montante que está em sua poupança digital, podendo sacar o dinheiro em espécie ou movimentá-lo para contas de outros bancos.

O calendário será concluído na quarta-feira (27), quando beneficiários nascidos em dezembro poderão efetuar a movimentação do dinheiro. Ao todo, somando as duas datas, a Caixa estima que 6,6 milhões de pessoas serão atendidas.

O banco iniciou os pagamentos em espécie em 2021 no dia 4 de janeiro, sempre pagando as cotas do programa às segundas, quartas e sextas, diferentemente do ano passado, quando também realizava os pagamentos aos sábados e domingos.

Confira o calendário de saques do programa:

PUBLICIDADE

Chances de prorrogação

As discussões acerca de uma possível renovação do Auxílio Emergencial têm crescido nos últimos dias. Além da movimentação de parlamentares, que já protocolaram projetos de lei visando a continuidade do programa, candidatos à presidência da Câmara e do Senado já manifestaram apoio à pauta.

Inicialmente resistente à extensão, o presidente Jair Bolsonaro já demonstra uma mudança de postura sobre o assunto. De acordo com o site Valor Econômico, o chefe do Executivo, quer prorrogar o Auxílio, mas visa efetivar a ação através de uma PEC Emergencial, uma vez que não quer romper o teto de gastos do governo.