Auxílio Emergencial: calendário de saques será retomado na próxima segunda (25) com milhões sendo contemplados

Benefício teve o calendário de saques em 2021 se iniciando no dia 4 de janeiro.

PUBLICIDADE

Enquanto a indefinição acerca de uma possível extensão do Auxílio Emergencial segue, a Caixa Econômica Federal (CEF) vem realizando a liberação para saques e transferências das últimas cotas de pagamentos do programa. Na próxima semana, o cronograma montado pelo banco será concluído, contando com duas datas.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira (25), cerca de 3,5 milhões de beneficiários nascidos em novembro serão contemplados com a disponibilidade de sacar o dinheiro em espécie ou transferir o montante para contas de outros bancos. Os pagamentos são referentes aos ciclos 5 e 6, com a oitava e nona parcela do programa.

Dois dias depois, será a vez dos brasileiros nascidos em dezembro. O volume de beneficiários é o mesmo: 3,5 milhões. 

Antes do dinheiro ser liberado para este tipo de movimentação, a Caixa havia depositado as cifras na poupança digital, onde o montante poderia ser utilizado no aplicativo Caixa Tem para a realização de compras e pagamentos de contas. 

Ao todo, já foram oito datas disponibilizadas neste mês de janeiro. Os pagamentos do benefício em poupança digital foram até a última semana de dezembro.

PUBLICIDADE

Confira o calendário completo de saques e transferências:

Cenário de prorrogação

A extensão do Auxílio Emergencial continua sendo um tema amplamente debatido nos bastidores da política e economia. Nas últimas semanas, vários senadores e deputados já protocolaram projetos de lei, tentando viabilizar a volta do benefício.

Candidatos à presidência da Câmara e do Senado, também já sinalizaram positivamente quanto à possibilidade. O governo federal, no entanto, através do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manifestou diversas vezes que não tem pretensões de esticar o programa por mais tempo, justificando que o mesmo simboliza um grande endividamento para o país.