Auxílio Emergencial: segunda onda de Covid era motivo para pagamento ser feito em 2021

Declarações do ministro Paulo Guedes, em novembro, indicam que poderia haver pagamento do benefício em 2021.

PUBLICIDADE

Haverá ou não haverá pagamento do Auxílio Emergencial em 2021? Esta é a pergunta que tem sido feita por milhões de brasileiros. O benefício que vinha sendo pago desde abril foi encerrado em dezembro. Neste mês de janeiro, muitos brasileiros ainda vão receber, mas este pagamento diz respeito aos meses anteriores.

PUBLICIDADE

Muita gente quer saber se haverá extensão do benefício para 2021. No momento, há muita dúvida sobre este tema. Há quem defenda a volta dos pagamentos, há quem seja contra. O governo federal não se manifesta diretamente sobre o assunto, mas declarações antigas podem ajudam a entender.

Em novembro, por exemplo, o ministro da Economia Paulo Guedes deu uma ideia interessante sobre extensão do benefício e definiu qual seria o motivo que faria o pagamento ser feito em 2021. “Se houver uma segunda onda, não é uma possibilidade, é uma certeza (que o governo vai pagar novamente auxílio emergencial)”, disse o ministro durante evento do Dia Nacional do Supermercado, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

À época, Paulo Guedes disse ainda que considerava a possibilidade de uma nova onda da Covid-19 baixa. A questão do momento é se o Brasil vive ou não uma segunda onda. Nos últimos dias, o país voltou a registrar mais de mil mortes diárias por causa da doença causada pelo coronavírus. Se isto for considerada uma segunda onda, haverá extensão do Auxílio Emergencial?

Auxílio Emergencial do governo federal

O benefício foi anunciado em março e começou a ser pago em abril. Ao menos 67 milhões de brasileiros receberam uma das parcelas. As cinco primeiras foram de R$ 600, entre abril e julho. Entre agosto e dezembro, as quatro parcelas tiveram pagamentos de R$ 300.

PUBLICIDADE