Covid-19: análise de estudos indica potencial eficácia da ivermectina; autor não recomenda o uso

Estudos foram realizados na Universidade de Liverpool, mas pesquisador não indica o uso até que mais pesquisas sejam realizadas.

PUBLICIDADE

Uma revisão de onze pesquisas foram realizadas para verificar a eficácia da ivermectina no combate a Covid-19, os estudos foram feitos pela Universidade de Liverpool.  A revisão demonstrou que o vermífugo tem associação com uma redução dos níveis inflamatórios e a uma eliminação do coronavírus, adicionalmente, ele tem a capacidade de reduzir a mortalidade e também o tempo em que a pessoa fica internada.

PUBLICIDADE

Este estudo feito em Liverpool é o que os cientistas denominam de meta-análise, ou seja, uma revisão de estudos a respeito do tema, não exatamente um estudo original.

O Dr. Andrew Hill, autor do estudo, salientou que nenhum dos estudos que foram analisados individualmente são eficientes o bastante para que se possa estabelecer um padrão de eficácia. Porém, combinados, eles poderão indicar que o medicamento pode ser eficaz.

De qualquer maneira, Andrew Hill não recomenda o uso da ivermectina no tratamento de Covid-19 até que novos estudos sejam realizados. 

PUBLICIDADE

O estudo fala que diversos ensaios ainda não tiveram publicação ou sofreram uma revisão científica e meta-análises estão propensas a confusão. Adicionalmente, existe uma grande diversificação nos padrões entre os testes, por isso não há indicação de uso.

Há diferenças entre doses de ivermectina e o tempo dos tratamentos “Muitos ensaios incluídos [no estudo] ainda não foram publicados ou passaram por revisão científica e meta-análises são sujeitas a confusão. Além disso, há uma grande variação nos padrões entre os ensaios, diferenças entre doses de ivermectina e a duração dos tratamentos foi heterogênea. A ivermectina deve ser validada em estudos maiores randomizados antes que os resultados sejam suficientes para revisão pelas autoridades reguladoras”, diz o estudo.

Os frutos da análise demonstram uma redução do período até a eliminação do vírus, a diminuição do tempo de hospitalização, uma taxa clínica de recuperação 43% acima da média e uma taxa 83% maior de sobrevivência.

Os estudos feitos ocorreram nos seguintes países: Argentina, Espanha, Egito, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão, Nigéria, Argentina, Turquia, Iraque.

A ivermectina é um vermífugo utilizado para eliminar do corpo diversos parasitas. É um medicamento aprovado para tratar oncocercose, pediculose, elefantíase, escabiose e ascaridíase, mas ainda não indicado para tratamento de Covid-19. 

A agência norte-americana regulatória, o FDA, adverte que são necessários testes adicionais para determinar se a ivermectina poderá ser utilizada para tratar ou prevenir a Covid-19. Por conta disso, a agência, que é uma referência mundial na análise de remédios, não faz a recomendação do uso da ivermectina para este fim.