CoronaVac: quem já teve Covid-19 pode tomar a vacina? Explicação

Instituto Butantan responde perguntas para informar os brasileiros.

PUBLICIDADE

A CoronaVac já começou a ser aplicada nos brasileiros. Desde o último domingo (17), quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, milhares de brasileiros já foram vacinadas.

PUBLICIDADE

A primeira pessoa a ser vacinada, ainda no domingo, foi e enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos. Moradora de Itaquera, no extremo da zona leste da cidade de São Paulo, Mônica trabalha como enfermeira no Hospital Emílio Ribas, especializado em infectologia, e que recebe muitos pacientes com a doença causada pelo coronavírus.

Após a aprovação do uso emergencial, algumas dúvidas surgiram e o Instituto Butantan responde a elas no site oficial da entidade, lançado nos últimos dias. Uma das perguntas é se quem já teve Covid-19 poderá tomar a CoronaVac. 

“Nenhum ajuste de dose é necessário em pessoas com infecção prévia por SARS-CoV-2”, explica o Butantan em sua página oficial. Isso significa que os 8,6 milhões de brasileiros que tiveram Covid, de acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde, poderão ser vacinados normalmente.

PUBLICIDADE

A orientação do Instituto Butantan é que, quem teve Covid-19, aguarde a melhora da doença. Após sete dias sem sintomas agudos, a pessoa já pode receber a vacina normalmente. Entre os sintomas agudos não são considerados perda do olfato (anosmia) e perda de paladar (ageusia). Esses costumam prolongar-se por mais tempo do que os demais sintomas da infecção pelo coronavírus.