Incêndio atinge prédio onde vacina contra a Covid-19 é produzida; cenário causa comoção

Instituto Serum é responsável pelo maior volume de vacinas produzidas no mundo.

PUBLICIDADE

Conhecido mundialmente, o Instituto Serum teve um dos seus prédios atingidos por um incêndio nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune, na Índia. A empresa é responsável pela produção da vacina com a tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, imunizantes liberados para o uso emergencial em solo brasileiro. 

PUBLICIDADE

De acordo com informações do jornal “Times Of India”, o estoque de vacinas e o setor responsável pela fabricação da vacina no edifício não foram comprometidos e estão seguros. No momento de pandemia, o Instituto Serum tem produzido cerca de 50 milhões de doses mensalmente em outras unidades do complexo. 

Além do imunizante desenvolvido na parceria da AstraZeneca com o laboratório de Oxford, o Instituto Serum também iniciará em breve a produção das vacinas desenvolvidas pela Novavax, empresa norte-americana. 

De acordo com informações repassadas pelo diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, o setor que foi tomado por chamas produz vacinas para o rotavírus, e o acidente provoca uma perda de 40% do volume de doses. 

“Até agora, o mais importante é que não houve vidas perdidas e nem grandes lesões por causa do fogo, apesar de alguns andares terem sido destruídos”, afirmou o diretor através de uma publicação feita nas redes sociais. 

PUBLICIDADE

Ao menos cinco caminhões foram deslocados para atender a ocorrência, controlando assim totalmente as chamas. As causas do acidente ainda não desconhecidas. 

Maior do planeta

O Instituto Serum é responsável por fabricar o maior volume de vacina de todo o mundo. Por lá são produzidas cerca de 1,5 bilhão de doses de imunizantes para várias doenças. Estima-se que seis a cada dez crianças no mundo recebam ao menos uma dose de vacina feita pela empresa indiana.