Idosa completa 114 anos e recebe CoronaVac como presente de aniversário

Maria Rita comemorou aniversário no dia 15 de janeiro e foi vacinada contra a Covid-19 hoje, no Espírito Santo.

PUBLICIDADE

Maria Rita Pereira comemorou aniversário no dia 15 de janeiro. Não foi uma data qualquer. A idosa da cidade de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, completou 114 anos. Ela nasceu em 1907. Quando o mundo todo acompanhou assustado a gripe espanhola, em 1918, ela tinha apenas 11 anos. A doença matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

PUBLICIDADE

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus e que se espalhou através da China, no fim de 2019, já vitimou mais de dois milhões de pessoas em todo o planeta. A resposta à doença, porém, está sendo rápida. A ciência trabalhou duro e já há diversas vacinas no mundo.

No Brasil, está sendo aplicada a CoronaVac, fruto do trabalho do laboratório chinês Sinovac e do Instituto Butantan, referência em produção de vacinas no Brasil há 120 anos. Nesta quarta-feira (20), a idosa Maria Rita recebeu a vacina. A mulher mais velha do Espírito Santos foi também a primeira de Barra de São Francisco a ser vacinada.

A foto da aplicação da vacina foi registrada pela prefeitura. O profissional que aplicou o medicamento foi até a casa de dona Maria Rita. Ela mora com a filha, Zenildo Rita de Jesus, de 71 anos. Ambas, pela idade, integram o grupo de risco da doença causada pelo coronavírus.

Zenilda comentou sobre a mãe. “Faz mais de um ano que ela não sai de casa. A gente levava ela na casa das amigas antigas para ela conversar, na casa dos vizinhos, ela tem vontade de vê-los. Ela sente falta, ela sempre pergunta”, explicou.

PUBLICIDADE

Depois que tomar a segunda dose e estiver devidamente imunizada, dona Maria Rita poderá rever os amigos. Ela mora na cidade há 40 anos. Por enquanto, as duas seguirão em casa. A vizinha Josiane é quem sai de casa para pagar receber os salários das idosas, pagar as contas e para fazer outras tarefas.