Susto: avião com vacinas contra Covid-19 faz manobra errada e entra na rota de colisão com jato da Gol

Caso foi registrado na manhã da última terça-feira (19), no Paraná; jato da GOL teve que arremeter no ato do pouso.

PUBLICIDADE

Um avião de pequeno porte que transportava vacinas contra a Covid-19 fez uma curva errada e entrou na rota de colisão com um jato da GOL, na manhã desta terça-feira (19), no Paraná. A informação é do site AEROIN, portal especializado em notícias de avião comercial. 

PUBLICIDADE

O caso envolveu um Boeing 737-800 da companhia aérea GOL com matrícula PR-GUC e um monomotor Cessna C208 Caravan, pertencente ao governo do Paraná, com matrícula PP-MMS. A aeronave de pequeno porte levava doses do imunizante CoronaVac para Londrina, e havia decolado do Aeroporto Bacacheri.

O avião comercial, por sua vez, havia decolado de Guarulhos e tinha como destino o Aeroporto Internacional Afonso Pena, situado em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Diante da curva errada do monomotor, o voo G2-1212 ficou em rota de colisão com o C208.

Uma imagem registrada no site Flight Radar mostra a proximidade entre as duas aeronaves, e a manobra realizada para o acidente ser evitado. 

PUBLICIDADE

Áudios

Em material obtido pelo AEROIN junto ao Controle Aéreo, é possível ouvir a controladora de voo instruindo o jato da GOL a abortar a sua aproximação para o Aeroporto Afonso Pena, para que o mesmo não colidisse com o monomotor que transportava as doses da vacina. 

Após o alerta, os pilotos do voo comercial agiram imediatamente fazendo uma curva para que a colisão fosse evitada. Para isso, eles desativaram o piloto automático do Boeing 737, e iniciaram a conversão. 

Com a manobra feita pelo jato da GOL, que acabou arremetendo o pouso, o C208 seguiu na rota prevista para Londrina. Depois do cenário de colisão evitado, o voo comercial pousou normalmente no Afonso Pena, sem nenhum tipo de problema. 

O Cenipa, órgão responsável pelo tráfego aéreo nacional, deve abrir uma investigação para apurar a ocorrência.