Caos no Amazonas: 7 pacientes morrem e oxigênio só chega uma hora depois dos óbitos

Pacientes morreram no Hospital Regional de Coari, uma hora antes de chegar oxigênio.

PUBLICIDADE

A situação continua crítica no estado do Amazonas. Desde a semana passada, a falta de oxigênio tem levado grande caos ao estado da região Norte. A cidade de Manaus, capital do Amazonas, passa por momentos difíceis. Pacientes perderam a vida devido à falta do insumo.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (19), uma triste notícia chegou da cidade de Coari, distante cerca de 450 quilômetros de Manaus pela via fluvial. Sete pacientes que estavam internados no Hospital Regional da cidade morreram por falta de oxigênio. A prefeitura de Coari divulgou nota criticando a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a SES-AM está lidando com a saúde do interior do estado de forma irresponsável. O texto ainda que 200 cilindros de oxigênio do Hospital Regional de Coari estão retidos pela SES-AM. A nota termina dizendo que os cilindros chegaram às 7h de hoje. Uma hora antes havia acabo o oxigênio e os pacientes morreram.

Pandemia já matou mais de 200 mil pessoas no Brasil

A pandemia do coronavírus já matou 210 mil brasileiros desde março. Neste momento, o Amazonas é o epicentro da doença no país, e as imagens que circulam dos hospitais do estado repercutem em todo o Brasil. Pacientes estão morrendo sem oxigênio.

PUBLICIDADE

A grande esperança dos amazonenses e dos brasileiros é a vacina contra a Covid-19. Apesar de a vacinação já ter começado, o processo é lento e levará tempo até que boa parte dos brasileiros tenham sido imunizados. Por enquanto, a cobrança é que o governo do estado e o Governo Federal zelem pela saúde da população e pela manutenção dos centros de atendimento aos pacientes.