População se revolta com hospital em Manaus que tem 13 leitos de UTI para Covid-19 que nunca foram usados

Em meio à crise na área de saúde, a descoberta de que muitos pacientes poderiam ter um melhor atendimento.

PUBLICIDADE

A CNN conseguiu imagens exclusivas da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital em Manaus, pois a reportagem descobriu 13 leitos de UTI que nunca foram usados, mesmo já estando prontos para atenderem aos pacientes em estado grave em decorrência da Covid-19.

PUBLICIDADE

O Instituto da Mulher Dona Lindu conta com leitos equipados com insumos e também já tem os profissionais contratos para atenderem aos pacientes desde o dia 11 deste mês, mesmo assim ninguém foi recebido no local.

De acordo com alguns profissionais que trabalham nesta unidade de saúde, a falta de médicos intensivistas é o motivo para esses leitos nunca terem recebido nenhum paciente.

Um profissional que pediu para não ser identificado contou que muitos pacientes morreram porque precisavam ir para a UTI, mas não havia vagas, sendo que estes 13 leitos se encontravam prontos para serem usados.

PUBLICIDADE

“Os óbitos aconteceram lá porque não puderam subir para a UTI que está montada, mas não tem um único especialista. Algo precisa ser feito”, denunciou o profissional. Familiares e amigos de pacientes que testaram positivo para a Covid-19 se mostraram revoltados com a situação, pois muitas vidas poderiam ter sido salvas.

No início do mês o governador do Amazonas afirmou que seriam disponibilizados 59 leitos neste hospital e que 13 seriam de UTI, mas até hoje o espaço continua sem ser utilizado.

Uma mulher levou a irmã neste último domingo (17), para ser atendida, pois estava com insuficiência respiratória e o enfermeiro que a atendeu disse que realmente era um caso grave, mas o hospital não tinha como receber novos pacientes. Essa é apenas uma das muito tristes histórias que aconteceram em Manaus nos últimos dias.