Covid-19: o futuro da pandemia, mesmo com a vacina; tudo que é preciso saber

A campanha de vacinação já começou em São Paulo e outros estados se preparam para imunizarem sua população.

PUBLICIDADE

A vacinação contra a Covid-19 já começou no Brasil, mas isso não significa que a pandemia está perto do fim, pelo contrário, ainda há uma longa batalha pela frente e quanto mais a população colaborar, melhor será para todos.

PUBLICIDADE

A vacina chega para ajudar a salvar vidas, mas não é um medicamento 100% eficaz e é justamente por isso que os cuidados precisarão continuar sendo tomados.

Em entrevista ao portal R7, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, disse que o imunizante é uma grande esperança, mas não interferirá a curto prazo na pandemia.

A vacina é capaz de impedir mortes, mas não todas, mesmo assim será uma grande ajuda nesta guerra contra o coronavírus. O resultado será melhor quando 70% a 80% da população já tiver sido vacinada e isso demorará algum tempo para acontecer, já que nesta primeira fase o imunizante é restrito a grupos prioritários.

Uma especialista em alergia e imunopatologia, explicou que essa vacina não será capaz de eliminar a Covid-19, pois a doença se tornará sazonal, assim como aconteceu com a gripe que surge com maior intensidade em determinadas épocas do ano.

PUBLICIDADE

“Por isso a importância de termos uma vacina e também tratamentos e remédios eficazes para aqueles que venham a adoecer”, explicou Ana Karolina Barreto marinho, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Importante lembrar que a variante do Amazonas tem maior potencial de transmissão e outras variantes poderão surgir, sendo assim, o melhor a ser feito agora e por mais um longo tempo é continuar mantendo os cuidados: distanciamento social, máscara de proteção facial e higienização constante das mãos.