Candidato à presidência da Câmara sinaliza a favor da prorrogação do Auxílio Emergencial: ‘É obrigatório’

Baleia Rossi voltou a se pronunciar favorável a uma possível extensão do programa criado pelo governo federal no ano passado.

PUBLICIDADE

O Auxílio Emergencial tem sido o grande assunto do momento nos bastidores do Congresso Nacional. Diante do cenário delicado na economia nacional em função da pandemia do coronavírus, milhares de brasileiros ainda têm expectativa de que os pagamentos do programa, que foram encerrados em dezembro, possam ser retomados nos primeiros meses de 2021.

PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, diversos senadores e deputados formularam e protocolaram projetos de lei solicitando a extensão do decreto de estado de calamidade pública, o que viabilizaria uma continuidade do Auxílio Emergencial. Todos destacam a situação caótica que o país vive em função da pandemia nos pedidos junto ao Congresso.

Além dos parlamentares, o tema Auxílio Emergencial vem movimentando os dois candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), que já sinalizaram positivamente quanto a uma discussão para debater uma possível continuidade do programa.

Nesta segunda-feira (18), Baleia Rossi destacou o fato positivo do seu opositor também ter se posicionado em tom de preocupação com o futuro de milhares de brasileiros, que com o fim do programa ficaram desamparados. 

“Li que meu adversário mudou de posição sobre o auxílio emergencial. Que bom. Finalmente, ele se deu conta de que milhões de brasileiros e brasileiras estão na miséria. Não podemos ficar de braços cruzados. É obrigatório discutir saídas sem abrir mão do equilíbrio fiscal”, disse Rossi, em publicação feita no Twitter nesta manhã de segunda-feira (18). 

PUBLICIDADE

Logo depois do tweet, Arthur Lira respondeu a declaração de Rossi, afirmando que sempre foi a favor de apoiar quem mais precisa.

“Bom saber que o candidato do @RodrigoMaia conseguiu opinar. Finalmente! Sempre defendi o estudo e avaliação para termos algum tipo de apoio para quem mais precisa. Seja o auxílio ou outro instrumento. Colega @Baleia_Rossi não foi bem pautado!”, disse Arthur Lira. 

Cronograma de saques

Enquanto uma possível extensão do Auxílio Emergencial segue sob discussão, a Caixa Econômica Federal vem realizando a liberação de saques e transferências do benefício. O cronograma em 2021 foi iniciado no último dia 4, e será vigente até o dia 27 de janeiro.

Nesta segunda-feira (18), beneficiários nascidos em agosto poderão sacar o dinheiro das duas últimas cotas em espécie ou movimentá-lo para contas de outros bancos. As liberações estão sendo feitas nas segundas, quartas e sextas. Ainda restam mais quatro datas.