Enfermeiro improvisa oxigênio com garrafa pet, mas paciente idosa morre em Manaus

Profissional viralizou nas redes sociais ao improvisar equipamento de respiração para a idosa.

PUBLICIDADE

O colapso no sistema de saúde de Manaus, capital do Amazonas, repercutiu em todo o Brasil. As histórias que foram registradas na cidade da região Norte do Brasil emocionaram muita gente. Famosos se dispuseram a ajudar enviando oxigênio para Manaus. Pacientes morreram devido à falta do insumo.

PUBLICIDADE

Uma das histórias marcantes da capital do Amazonas envolveu o enfermeiro domiciliar Klinger de Castro Falcão, de 23 anos. Ele improvisou uma garrafa pet como cilindro durante o tratamento de uma idosa identificada como Iolanda.

“Improvisei oxigênio pra minha paciente, não conseguimos em lugar nenhum”, contou ele em publicação no Twitter. O post viralizou e foi comentado por muita gente. O enfermeiro ganhou o apoio de famosos. “Torcendo muito por ela! Que sofrimento, receba meu abraço. Se pudesse, ajudaria”, escreveu o ator e humorista Marcelo Adnet. No mesmo dia, Kriller fez outro comentário nas redes sociais.

https://twitter.com/klingerfalcao/status/1350543989552902147

“Gente, a saturação dela subiu de 79 pra 90, agradeço a todos que estão ajudando, de verdade, sei que é um método errado mas não posso deixar ela morrer sem ar nenhum”, comemorou, indicando que a idosa pudesse se recuperar. O desfecho da história, porém, foi triste.

PUBLICIDADE

Klinger usou o Twitter neste domingo (17) para informar que a idosa não havia resistido ao fato de não ter oxigênio e morreu. Revoltado com a situação, o enfermeiro afirmou que o culpado por tudo isso vai pagar um dia. Lalá, como a paciente era chamada pelo enfermeiro, foi mais uma vítima do descaso dos governantes com a saúde pública da população.